Namoro pode ter se tornado oi-tech, mas rituais românticos continuam os mesmos, diz um novo estudo. Como na tradicional namoro, pássaros do amor online são influenciados por sinais não-verbais, como erros de ortografia, o número de pontos de exclamação e do uso da gramática.
Zoe Hazelwood, psicólogo da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), que liderou o estudo, descobriu que os tradicionais e encontros on-line são, na verdade, muito similares.
Por exemplo, ela encontrou a comunicação não-verbal também foi tão importante em namoro on-line como era no namoro tradicional, de acordo com um comunicado da própria universidade.
"Embora a linha tradicional sinais não-verbais não estão presentes, em nossa pesquisa descobrimos que as pessoas fazem juiz parceiros potenciais em coisas além do que eles estão dizendo", disse ela.
"As pessoas formam impressões online baseado em factores como erros de ortografia, o uso de siglas, a quantidade de pontos de exclamação, uso da gramática - coisas assim.
"Eles não podem perseguir um relacionamento com alguém, se eles não gostam de seu estilo de escrita, ou sentem que têm grafia pobres".
Outro hábito que está presente no tradicional e encontros on-line foi a tendência a apresentar-se como - apenas um pouco - mais interessante e interessado do que realmente estamos no início de um relacionamento.
Online namoro também tem permitido uma avenida para os jovens e idosos para chegar e encontrar conexões, disse Hazelwood.
"Uma das coisas que eu encontrei foi agradável que datar em linha esticada em todas as faixas etárias", disse ela. "Em nossa pesquisa, um dos participantes foi uma mulher de 76 anos de idade. Ela e seu parceiro, que tinha a mesma idade, conheceu na internet e foram se casando. "
Hazelwood pesquisa descobriu que daters tradicionais e online daters tinha aproximadamente a mesma taxa de sucesso de relacionamento - apesar de muitas pessoas acreditando que namoro online não era tão provável que seja tão bem sucedido como datar tradicional.