O mais recente sinal de que o crescimento nos gastos de consumidores, os E.U. o sustentáculo da economia, está a abrandar? Uma bicada e pastéis dos gastos com a cirurgia estética.
A desaceleração foi um tema quente na reunião da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos em Baltimore esta queda. Um implante mamário-maker vê indícios de uma desaceleração na demanda. O número de cirurgias visão-correção parece estar a diminuir também. "Toda essa crise de crédito hipotecário está a fazer as pessoas pensar duas vezes", disse Peter J. Rubin, Pittsburgh um cirurgião plástico. "É algo que eu tenha notado e alguns colegas tenham notado também."
Embora anecdotal, a indústria chatter preocupante é o mais recente sinal de uma desaceleração mais ampla nos gastos de consumidores, que representa 70% de os E.U. economia - e forragens para um debate mais amplo sobre como tal uma profunda desaceleração pode morder. A grande questão é saber se o triplo whammy casa de queda dos preços, ainda, elevados preços da energia e um crédito crunch franzido consumidor irá gastar tanto que a nação slides em recessão.
Os consumidores gastam mais em habitação, saúde, educação, viagens, restaurantes e outros serviços - $ 4,6 trilhão no ano passado - do que em comida, gasolina, roupas, eletrônicos, carros e outros bens - $ 3,6 trilhão. As despesas com serviços como a educação ea habitação tende a ser menos sensíveis às oscilações económicas. Mas despesas discricionárias, como eletiva procedimentos médicos ou bilhetes de avião, é suscetível a pressões conjunturais.
Consumidores som pessimista. Na sexta-feira, a Reuters / Universidade de Michigan índice do sentimento dos consumidores relataram uma queda no início de Dezembro para um nível inferior a qualquer mês desde 1992 - com excepção para o mês após o furacão Katrina. Pessimismo entre famílias de baixa renda mais do que compensar ganhos de mais de descolagem famílias. O Conference Board do inquérito é igualmente fraco.
Além de subir e hipotecas delinquencies casa Foreclosures, delinquencies na auto-loan mercado são passar até ao mais alto nível em vários anos, e mutuantes estão apertando termos. Estudante empréstimos são enfraquecimento também. Após a Moody's Corp citados padrão taxas crescentes em empréstimos estudantis como razão para considerar Retrogradação notas criadas pela Primeira Marblehead Corp, o estudante-empréstimo embalador na sexta-feira para metade os seus dividendos e disse que não faria outra oferta de títulos apoiados por empréstimos estudantis presente trimestre. (Ver relacionados artigo1.)
Também sexta-feira, dados da Reserva Federal sugeriu despesas de cartão de crédito tenha abrandado. O crédito ao consumidor aumentou a uma taxa anual de 2,3% em outubro, mais rápido do que 1,6% de setembro. Mas isso foi menos de metade do ritmo de no início do ano, ea aceleração do crescimento da dívida de cartão de crédito compensar um segundo mês de declínios na categoria que inclui auto empréstimos. De cartão de crédito emitentes foram puxando para trás, com ritmos de aprovação de toda a indústria, caindo para 33%, passando de 41% um ano atrás, disse Robert Hammer, diretor executivo do RK Hammer, um banco de cartão de consultoria empresa. Muitos estão elevando taxas e taxas de juros.
Brad Outubro de Buffalo, NY, que recentemente recebeu um aviso Capital One Financial Corp estava substituindo a 9,9% de taxa fixa em seu cartão de crédito com uma taxa variável de cerca de 19%. A 21-year-old college student disse que não tinha pago uma factura tardio ou feito qualquer coisa que ele antecipou conduziria a uma taxa superior. Um porta-voz para a Capital One atribuído a mudar para o "negócio e económico" factores.
A medida mais ampla dos gastos de consumidores, uma que inclui alimentos, energia e todos os outros bens de serviços, cresceu a um ritmo anual 2,7% no terceiro trimestre robusto. Ainda assim, previsões esperam um abrandamento significativo no atual trimestre, um importante um feriado para os retalhistas, em função das vendas. Economistas em Macroeconomic Advisers, uma previsão empresa St. Louis, esperam consumo a crescer um mero 1,1% ajustado sazonalmente ritmo no trimestre em curso.
Para ter certeza, alguns economistas esperam que a economia possa manter rolamento, apesar daquilo que os consumidores mostram-confiança inquéritos. "Os inquéritos são úteis para dizer-lhe o humor dos consumidores ... mas eles não útil para a previsão de que o quanto os consumidores estão a gastar", disse Dean Croushore, um economista da Universidade de Richmond cuja investigação sugere declínio na confiança não ' t regularmente prefigurar abrandamento nos gastos. "Preste atenção ao que as pessoas fazem, e não o que as pessoas dizem. Enquanto os rendimentos das pessoas estão a fazer um belo e eles têm dinheiro para gastar, eles vão gastá-lo."
O mercado de trabalho realizou-se, um bom sinal já que a maioria dos americanos dos rendimentos provenientes de seus empregos. O governo disse ontem que as entidades patronais adicionados 94.000 postos de trabalho em novembro, praticamente a média dos últimos seis meses. A taxa de desemprego estável em 4,7% detidos.
Mas mesmo aqui, há alguns sinais de enfraquecimento. Alegações iniciais de subsídio de desemprego estão executando em uma média móvel de quatro semanas de 340.000, o nível mais alto desde Outubro de 2005. Fed políticos »últimas previsões mostra a taxa de desemprego subindo para entre 4,8% e 4,9% no próximo ano, e as perspectivas tem escurecida desde essas projeções foram feitas em finais de Outubro.
O Natal vai preencher alguns espaços. Consumidor compra de big-ticket itens, tais como carros e móveis, são muito mais voláteis do que as compras de serviços. Quando chegar vezes duras, as despesas que podem muitas vezes é diferido.
Isso é onde a cirurgia plástica vem pol No ano passado, os americanos gastaram um estimado $ 11,4 bilhões em taxas cirurgião plástico e, provavelmente, cerca de US $ 4 bilhões mais facilidade quando estão incluídas taxas e anestesia, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.
Mama e barriga tucks empregos não são cobertos por seguro, para pacientes necessitam de um pedaço de dinheiro - ou uma linha de crédito saudável. Até agora, o abrandamento em alguns cirurgiões plásticos "escritórios parece estar afetando big-ticket cirurgias e não menos onerosa procedimentos, tais como anti-rugas faciais injecções.
Alguns cirurgiões dizem negócio não pegar esta queda tanto como é habitual. Outros dizem que foram ocupados, mas têm leves reservas para o próximo ano. Os pacientes normalmente ir sob a faca em janeiro e fevereiro de dar tempo para recuperar antes de fato de banho meteorológicas chega.
Breast-implante maker Mentor Corp em Santa Bárbara, na Califórnia, diz que os cirurgiões que são os seus clientes tenham notado uma queda nos juros paciente. Desde novembro último, quando a Food and Drug Administration devolvidos os implantes de silicone para os cosméticos no mercado após 14 anos de uma proibição parcial, Mentor da venda ter sido forte. Mas a empresa detectou alguns sinais perturbadores no final do trimestre terminado em 30 de setembro. Em uma conferência telefônica com analistas, o Chefe do Executivo Mentor Joshua Levine, pareceu uma nota cautelar. Alguns cirurgiões plásticos, disse ele, está vendo um drop-off no doente, consultas, que é "geralmente um pouco de um precursor para isqueiro cirúrgica agendas talvez 45 a 60 dias fora." Ele disse que não estava certo se uma desaceleração significativa foi a caminho, mas avisou: "Se vamos ter um verdadeiro problema no contexto mais amplo da economia, não vamos escapar disso."
Investidores tratada a sua intervenção como um ponto inflexão. O impacto foi agravada porque ele seguiu laser maker Cutera Inc. 's anunciou que iria descontinuar dando orientação financeira para os investidores. Cutera, de Brisbane, na Califórnia, disse que "um certo número de factores, incluindo os recentes sinais de uma desaceleração no mercado a taxa de crescimento, tornaram-se mais difícil prever com exactidão o nosso desempenho financeiro futuro." Cutera lasers, como utilizado para depilação e rejuvenescimento da pele, entre outros tratamentos estéticos.
As empresas que emprestam dinheiro para os consumidores de tais procedimentos dizem que o negócio foi crescendo tão rapidamente que é quase impossível detectar oscilações cíclicas. "Não temos notado uma mudança em cirurgia estética", disse Mike Testa, presidente da General Electric Co. 's Cuidados de Crédito unidade, especializada em empréstimos para consumidores procedimentos médicos e odontológicos. Mas geralmente as pessoas se comprometem a cirurgia estética e tirar um empréstimo meses mais tarde, por isso pode ser muito cedo para ver uma tendência, ele disse.
Cuidados de Crédito, no entanto, notamos uma diminuição em outro procedimento populares - laser visão-correção cirúrgica. Volume caiu 10% em outubro, o acentuado declínio da empresa jamais viu em tais processos, o Sr. Testa disse.
Ao longo dos últimos cinco anos ou mais, o volume dessas cirurgias tem monitorado de perto a conferência do Conselho de Administração índice de confiança dos consumidores, disse Dave Harmon, presidente do Mercado Âmbito LLC, uma empresa de investigação de mercado em Manchester, Mo. mês passado, o Sr. Harmon corte 2007 estimativa da sua visão-correção cirúrgica de 2,6% para 1,38 milhões. Nos últimos anos, diz ele, 80% da variação do volume em tais cirurgias podem ser explicadas por mudanças na confiança dos consumidores.