Namoro on-line envolve fazer coisas difíceis como descrever o seu gosto pela música e explicando o que seu hipotético jogo "perfeito" como seria. Mas quando se trata direito baixo para ele, o que você diz que quer não é necessariamente o que vai fazer você feliz. E as pessoas por trás Match.com sabem disso.
Como David Gelles escreve para o Financial Times, o Match.com tem trabalhado em um "algoritmo matchmaking melhorado." Mandy Ginsberg, o presidente do site, tentei JDate quando ela saiu da faculdade, mas é casada com alguém que ela costumava trabalhar com - e ele não é judeu. "Se eu tivesse estabeleceu um critério para o que eu estava procurando, ele não teria sido um cara do sul da Índia", diz ela. "As pessoas são complexas." Então Match.com usa um algoritmo complexo que as tentativas de "aprender" a partir de hábitos do usuário.
Amarnath Thombre, um engenheiro da Match.com, explica ainda: "Antes, os jogos eram com base nos critérios que você definir. Você encontra seus critérios, e ela conhece o seu, então você é um bom jogo ... Mas quando pesquisamos os dados toda a idéia de dissonância entrou em foco. As pessoas estavam fazendo algo muito diferente das coisas que eles disseram que queriam em seu perfil. "
Entrevistas Gelles uma mulher, Karrah O'Daniel, que em outubro vai se casar com um homem que conheceu online. Ela estava procurando um cara com idade entre 21 e 26, ele tinha 28, ela estava procurando um cara cujo corpo foi "dentro da média" ou "atlético e tonificada", ". Encorpado", ele descreveu a si mesmo como "Nós didn ' t jogo, mas você realmente não pode resumir a uma pessoa em uma caixa de seleção ", diz O'Daniel. Gelles ressalta que nunca O'Daniel e seu noivo realmente procurou um para o outro em tudo - o site sugeriu que ele confira o seu perfil. "Eles foram introduzidos pelo algoritmo."
Por exemplo: Se você diz que não está interessado em caras mais velhos, mas clicar sobre os perfis de um monte de caras mais velhos, o algoritmo vai perceber que você está aberto para caras mais velhos e começar sugerindo perfis de homens acima do seu limite de idade. A fórmula é um grande negócio: Match.com é de propriedade de mídia digital do grupo IAC. No ano passado, Match.com e outros on-line IAC sites de namoro gerado 401 milhões dólares. (IAC também possui Chemistry.com e OkCupid.)
A questão, claro, é ou não este algoritmo significa Match.com é bem sucedida. Você ouve alguns contos românticos como Karrah O'Daniel, e depois há os outros stoires.
"O algoritmo de jogo deve ter descoberto que eu não quero um 45-year-old de New Jersey", disse uma mulher de trinta-algo frustrado profissional de Manhattan. "Toda vez que eu log on me sinto ligeiramente ofendido."
Talvez o amor é o único problema computadores não conseguem resolver.