Dois anos atrás, Nancy Kaup era uma mãe de 31 anos de idade, solteira, que estava frustrado com o namoro. Ela passou seis meses no site eHarmony, preencheram um inquérito 400 perguntas sobre si mesma, e começou a receber "correspondências" diariamente os perfis dos homens que o site considera compatível. Mas nenhum deles funcionou. Ela decidiu não renovar sua assinatura. Dois dias antes de expirado seu perfil, no entanto, um homem chamado Jon Anthony se inscreveram para o serviço.
Nancy apareceu na primeira rodada de partidas de Jon sugeriu, e entrou em contato com ela. "Ele foi meu último jogo e eu era o seu primeiro", diz ela. Seu primeiro encontro foi em uma degustação de vinhos em Albuquerque, Novo México, onde ambos moravam. Embora tenha durado apenas uma hora ou duas, no dia seguinte Nancy contou às amigas no trabalho que ela conheceu seu futuro marido. "Eu soube imediatamente", diz ela. "É estranho, porque eu não sou normalmente assim."
A indústria de namoro online é maior do que nunca. Estima-se que 40 milhões de americanos são membros do namoro serviços oferecidos através da Web ou em dispositivos móveis, e na China, o número cresceu para 140 milhões de pessoas. Mas, combinando-se milhões de membros é um desafio tecnológico, bem como emocional. Enquanto alguns sites permitem que os usuários simplesmente procurar datas, muitos já oferecem algum tipo de sistema, se apenas a fazer sugestões. E as empresas neste mercado competitivo estão em perseguição das maneiras de fazer as sugestões mais sofisticados e personalizados. Para isso, eles estão implementando algoritmos de aprendizado automático, que são adaptados a partir de tipos completamente diferentes de fazer compras online.
Essas Joseph, vice-presidente de tecnologia para eHarmony, foi atraído para a empresa do Yahoo há três anos. Desde então, ele desenvolveu e implementou uma nova camada de algoritmos de correspondência que são baseados no sistema do Yahoo para o direcionamento de publicidade para os usuários específicos que revelaram preferências e comportamentos ao longo do tempo. O software matchmaking reúne 600 pontos de dados para cada usuário, incluindo como frequentemente no log, que procuram por, e quais características são compartilhadas pelas pessoas que realmente contacto.
Segundo Essas, eHarmony usou esta informação para prever a probabilidade de que duas pessoas vão se envolver na conversa, que ajuda a determinar quais jogos serão sugeridas em um determinado dia. "Como as pessoas falarem uns com os outros a reconhecer suas semelhanças?", Pergunta ele. O novo software, diz ele, fica mais conversas como começou ", com 34 por cento mais vai-e-vem de comparação com um ano atrás."
Embora a maioria destas novas técnicas foram instalados após Nancy conheceu Jon, eHarmony construiu histórias como a deles em seu modelo, pois estes são o tipo de matchups a empresa pretende ter. Jon e Nancy estavam engajados no prazo de dois meses, e em cinco meses eles se casaram. Agora eles têm um bebê a caminho.
algoritmos adaptativos são um poderoso instrumento de namoro on-line porque o que as pessoas dizem que querem e como eles se comportam de fato são coisas diferentes. Algumas pessoas dizem que eles estão procurando um não-fumante, por exemplo, mas na prática eles vão namorar um fumante que se encaixa em seus outros critérios. Baseando-se recomendações sobre o comportamento se traduz também em questões menos demorado. "Nós pode peça as coisas sem ter de pedir", diz Sam Yagan, CEO do OkCupid, site de namoro online gratuito. Muitas vezes, o processo pode provocar a informação que seria impossível de obter através de um questionário. OkCupid, por exemplo, utiliza a comunicação e as avaliações de outros usuários para atribuir um valor de atratividade para cada membro. Quando são mostrados os jogos, diz Yagan, eles tendem a cair dentro de uma escala de atratividade que corresponda às suas próprias.
Esses tipos de abordagens são diferentes do que era feito antes. Por mais de uma década, por exemplo, tem eHarmony beenusing um extenso questionário para caracterizar cada um dos membros de acordo com a 29 "dimensões" de personalidade, identificados pela pesquisa sobre os casais como sendo importante para a compatibilidade de longo prazo. Pesando os traços trabalham bem juntos e que não, que oferece aos membros partidas diárias dentro de certos critérios selecionados pelo usuário, como idade, local e crenças religiosas.
Mas as novas técnicas não são baseadas em questionários, mas em outros tipos de motores "recomendação", como aqueles usados por Netflix e Amazon, diz Gavin Potter, diretor de tecnologia da IntroAnalytics, uma empresa que desenvolve software para o comércio electrónico e sites de namoro . No futuro, ele poderia funcionar no sentido inverso, também: algoritmos de correspondência pode ajudar a melhorar outros tipos de comércio on-line. Ao comprar um livro e fazer compras para o amor temos algumas coisas em comum, diz Potter, uma diferença é que as recomendações de namoro são bidirecionais. "O objeto que você está recomendando tem que estar interessado também", diz ele. Se cada pessoa foram mostrados os 10 mais quentes de pessoas no site, o sistema não funcionaria.
Para todas essas empresas, um grande obstáculo está na maneira de melhorar os algoritmos: medir o sucesso. É difícil saber se os membros a encontrar o amor depois de ter a sua interacção fora do local.
Plenty of Fish, um dos maiores sites de encontros em Estados Unidos, deu um passo extra de pedir aos membros que deixam o local se eles entraram em um relacionamento com outro membro, diz o CEO da empresa, Markus Frind. Esta informação é adicionada ao modelo de previsão da empresa, que também inclui informações de testes de personalidade e comportamento do usuário.
Para descobrir as taxas de sucesso, OKCupid está actualmente a analisar as mensagens online para seqüências de 10 dígitos dos números, calculando que trocar números de telefone é um sinal de sucesso. Enquanto isso, eHarmony está realizando um estudo longitudinal para acompanhar uma coorte de casais com cinco anos de casamento, para ver se aqueles encontrados no eHarmony são realmente mais compatível. Mas, infelizmente para os solteiros, em última análise com a esperança de encontrar uma linha de alma gêmea da maneira Nancy e Jon Anthony fez, é em última análise, impossível saber se é qualquer algoritmo que está fazendo o truque ou se é uma mistura de instinto antiquado e boa sorte.
En intervju med Christan Marashio