quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Economia do Amor

Por Tracy Clark-Flory

No início desta semana, OKCupid site de namoro online anunciou uma nova descoberta peculiar em seu blog pesquisa irreverente: "Os homens mais discordam sobre a aparência feminina, as mensagens mais ela fica no site. Ou, como o autor do post, Christian Rudder, colocou: "Quando alguns homens acham que você é feio, outros homens são mais propensos a mensagem que você. E quando alguns homens acha que é bonita, os homens que se tornam menos interessados "Parece contraditório, e complicada, mas Rudder explicou assim:". Suponha que você é um homem que está realmente em alguém. Se você suspeita que outros homens não estão interessados, isso significa menos concorrência. Portanto, você tem um incentivo a mais para enviar uma mensagem. "É a teoria dos jogos básicos, disse ele.

Junto com outros princípios econômicos, a teoria dos jogos é uma das novas ferramentas populares no mundo do namoro e do conselho do relacionamento. Para o single e para o futuro, estas tentativas de quantificar a atração, para transformar o romance em uma equação solucionável, são imensamente atraentes. (Exceto quando é usada para explicar a escassez de solteiros em termos relativamente austero.) Existem inúmeros livros de auto-ajuda por aí sobre como atrair o homem certo ou se tornar um "PUA mestre" - mas a maioria que falta de selo de autoridade matemática. Com sussurros de "psst, aqui está o segredo infalível" de tantos cantos diferentes, há algo imensamente reconfortante em uma abordagem que reduz o amor a um algoritmo conquistada.

Jose Manuel Rey, professor de Economia na Espanha, desenvolveu uma teoria que ele chamou de "a síndrome de Carol" para explicar por que algumas mulheres atraentes são ignorados pelos homens em bares. Ele observa que a pesquisa mais recente OKCupid "está longe de ser uma explicação teórica sólida", mas especula que ele "pode ser visto como uma confirmação experimental" de sua teoria. "Quando as preferências da maioria dos homens estão alinhados a considerar uma mulher muito quente, o modelo de teoria dos jogos ... explica o mecanismo dos homens (rational!) de inibição [do pressuposto de que ela está na demanda e, portanto, seria um desperdício de seu tempo para ir atrás dela], o que implica que a mulher pode, eventualmente, ser abordado por ninguém. "Acrescenta : ". Como conseqüência, pode-se esperar que as mulheres cuja atratividade é percebida de forma mais diversa obter mais mensagens [e] propostas de namoro"

Economia e romance pode parecer um casal estranho, mas Paula Szuchman, co-autor do ainda inédito "Spousonomics: usando a economia para Mestre Amor, Casamento & Dirty Dishes", me disse por e-mail: "Nós não gostamos de pensar relacionamentos como situações estratégicas. Nós gostamos de pensar neles como acima descrito que, como tudo sobre amor e romance e amizade. Mas eles não são. O amor é grande, mas não é suficiente para manter um relacionamento intacto por muito tempo. "

"Economia é o estudo de como as pessoas e as sociedades de alocar recursos escassos", disse ela. "O relacionamento envolve duas pessoas que estão compartilhando recursos escassos - seja o tempo, energia, libido, o dinheiro, a ambição, a paciência, o que quer. - E isso é claro vai envolver trade-offs" Imagine, por exemplo, uma mulher que tem ligado com um cara e tem que pesar o custo eo benefício de uma estada da noite ou esgueirando-se para conseguir dormir uma noite melhor na sua própria cama. "De qualquer forma, é tudo sobre recursos e trade-offs", diz ela. "Se você começar a pensar em vez gosta, o que ele vai pensar se eu deixar, como vou ser percebido se eu não sair, etc, etc, você turvar as águas. Se você tirar a estática e foco na real trade-off - suspensão ou não do sono - você vai tomar a decisão certa. Em teoria. "

Essa é a parte mais complicada - a teoria econômica não é um guia perfeito através do terreno, misterioso irregulares da emoção humana e atração. Eu estive no OkCupid por quase um ano e agora, apesar de seu algoritmo patentemente impressionantes para fazer coincidir os paqueradores online, e muitos por cento 90 ou mais combate, eu só fui inspirado a ir em duas datas. (Nem garimpou para fora.) Há algo inquietante sobre as pessoas tendo reduzido a uma foto do seu perfil e uma ficha de auto-insolente. Eu pego a sua incapacidade para capitalizar, ou o fato de que eles não sabem a diferença entre "lá", "seu" e "eles" - características que se aplicam a muitos uma pessoa linda! Ele simplesmente não parece tão bonito na impressão. E ainda, se eu encontrasse esses caras pessoalmente, tenho certeza que eu iria encontrar alguns deles muito charmoso e atraente. Seja química ou outra coisa, está faltando a partir da equação.

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