Por Ellen McCarthy
Quando ele escreveu que ele tinha 6 pés de altura, o que ele realmente queria dizer era 5-foot-10 - dar ou tomar uma polegada. Ela disse que pesava 125 quilos, e provavelmente ela fez, mas que estava de volta à escola. E, claro, que "o executivo de vendas" acabou por ser um operador de telemarketing.
Não será surpresa para ninguém que tentou namoro online saber que oito em cada 10 pessoas se encontram em algum lugar em seus perfis, de acordo com uma série de estudos financiados em parte pelo National Science Foundation.
E não foi surpresa Jeffrey T. Hancock, um professor de comunicações na Universidade de Cornell, que conduziu a pesquisa ao longo dos últimos anos, e explicou os resultados em um webcast NSF início deste mês. Fabricações "têm vindo a impulsionar o comportamento humano por milênios," Hancock diz em uma entrevista por telefone. "É odres novos, de uma maneira, mas o vinho muito velho".
Membros de sites de namoro rotineiramente ponto de potencial de artifício como a maior desvantagem de tais serviços. Quando elas não são capazes de ler sinais não-verbais, Hancock diz que, "as pessoas pensam automaticamente as outras pessoas estão mentindo." (Na verdade, acrescenta ele, vários estudos têm mostrado que o telefone é o mais rico meio de mentiras: "Ah, sim, Eu estou no meu caminho, não ", você diz, ainda não terem saído de casa.)
Para descobrir quanta mentira se passa no mundo cyber-namoro, Hancock e seu colega, Catalina Toma, recrutados centenas de ativos daters online em Nova York, baixaram seus perfis já existentes e em comparação com os dados verificáveis, eles se reuniram no participantes medindo peso e altura, olhando para a idade e os registros de renda.
Os pesquisadores descobriram que, enquanto mentiras foram generalizados, que eram geralmente muito pequenas - altura falsificando por uma ou duas polegadas, subtraindo £ 10 da escala. Fantásticos enganos sobre coisas como estado civil, eram raros.
Mas, Hancock diz que, "quando se tratava de sexo, era quase deprimente. É exatamente o tipo de coisas que você gostaria de prever a psicologia evolucionista. Os homens tendem a estar interessado em corpos e é isso que mentiu sobre as mulheres e as mulheres tendem a estar interessado em indicadores de status e de grande parte da evolução, altura era um bom indicador de status - e se os homens o suficiente mentiu exactamente isso. "
Hancock também teve taxa participantes a precisão de diferentes partes de seus próprios perfis e constatou que a maioria sabia exatamente onde eles estavam jogando rápido e solto com os fatos. Mas ele não vê falsidades como malicioso - na verdade, ele diz, "não inteiramente certo que eliminar toda a decepção é necessariamente uma coisa boa."
"Algumas pessoas chamam deitado um lubrificante social", explica Hancock. "Digamos que você está curto e um monte de mulheres ignorá-lo. Você fudge um pouco sobre isso e quando você realmente encontrar a pessoa, você espero que você seja interessante o suficiente para que eles ignoram isso. "
Em outro estudo, Hancock e seus colegas compararam imagens online namoro perfil com instantâneos tomados em seus laboratórios para ver como a verdade daters apresentaram-se visualmente. Em média, as mulheres usaram fotos que foram 17 meses de idade (leia-se: quando eram mais novos 17 meses), enquanto o homem típico posted imagens que foram sete meses de idade. Hancock também descobriram que as mulheres estavam mais propensos a usar as fotos profissionais que muitas vezes tinham alguns gauzy "vestir".
Em um terceiro estudo, eles analisaram o texto de datar perfis de padrões entre aqueles que mentiu com mais freqüência. Como acontece na comunicação verbal, mentirosos habitual usado as palavras "eu" e "eu" com menos freqüência do que o habitual, subconscientemente, distanciando-se da fabricação.
Hancock acha que, como em sites de namoro são tecidas em redes sociais - onde as pessoas estão ligadas a uma rede de referências real - casos de exagero diminuirá. Mas, mesmo assim, diz ele, as pessoas ainda estão propensos a apresentar uma versão do seu melhor de si, mesmo que isso não é bem o que são hoje. (Eles não têm realmente parar de fumar, por exemplo, ou que perdeu cinco quilos, mas é definitivamente vai acontecer.)
"Temos de dizer que estamos neste fatia fina estáticos de informação", diz ele. "Mas estamos dinâmico, evoluindo seres".