segunda-feira, 8 de junho de 2009

Iraniana a pagar 124.000-rosa dote

Um tribunal iraniano tenha ordenado um homem a dar a sua esposa a 124.000 rosas que ele prometeu em seu dote, depois de ter apresentado uma queixa ao crédito é, os relatórios dizem.

A mulher disse que ela estava reclamando o dote porque seu "marido muito avarento", não para pagar sequer uma chávena de café, de acordo com o jornal E'temad.

O tribunal tem apreendido o homem do plano até que ele produz todas as rosas.

Nos termos do direito iraniano, uma mulher pode reclamar o seu dote, ou Mahr, em qualquer momento durante um casamento ou quando se divorciaram.

O dom se torna propriedade da esposa para fazer o que quiser com ela.

É necessária para que o casamento eo casamento propriamente dito contrato para ser válido.

De acordo com o E'temad, a mulher, identificada como Hengameh, decidido a reclamar o seu dote de todo 124.000 rosas vermelhas após 10 anos de casamento para "castigá-la muito mesquinho marido".

"Pouco depois de casamento, eu percebi que SHAHIN foi muito barato", disse o jornal. "Ele ainda se recusou a pagar o meu café quando fomos a um café ou restaurante."

SHAHIN disse ao tribunal que ele só podia dar ao luxo de lhe dar cinco rosas por dia e queixou-se de que era a esposa do "bilionário amigos que tinha essas idéias na cabeça dela".

Mas o juiz rejeitou SHAHIN de fundamentos e ordenou a sua $ 64,000 (£ 33,000) plana a ser confiscado até que ele tenha comprado todas elas.

Uma longa originado custos aumentaram cerca de US $ 2 (£ 1,09) na capital iraniana, Teerão.

É comum no Irã para oferecer moedas em ouro ou propriedades como Mahr. Um homem iraniano pode acabar na prisão por dívidas dote.