Christina Wang tem sua rotina data noite para baixo pat. Ela penteia o cabelo, fixa a maquiagem e depois verifica seu telefone, na esperança de encontrar o Sr. Direito, que só poderia acontecer por perto, agora.
Wang, um estudante de psicologia de 20 anos de idade na Universidade de St. John, em Queens, está entre o crescente grupo de pessoas que utilizam aplicativos de celulares que lhes permitem fazer uma data de imediato, com base em quem está na área e disponível para agarrar uma beber.
A idéia de encontrar alguém na mosca através de um aplicativo móvel com base exclusivamente na proximidade pode parecer, num primeiro momento, como uma proposta arriscada. Mas os operadores destes serviços dizem que estão cientes das armadilhas potenciais e permitir aos usuários controlar a quantidade de informações que divulgar. E os usuários dizem que é mais um passo no continuum de acasalamento - sempre cheia de perigos - de matchmakers tradicional de anúncios pessoais para namoro online.
Wang e outros que utilizam esses serviços - Normalmente as pessoas em seus 20s e 30s - dizem que são uma versão levemente atualizada de sites de Internet namoro.
Eles dizem que os serviços lhes permitem saltar os rituais de acasalamento mais elaboradas da norma namoro on-line, que parece se mover em uma era glacial de mensagens de texto e redes sociais.
"Pode demorar um mês para realmente encontrar-se com alguém que você estiver on-line de mensagens", disse Wang. Os serviços móveis permitem um "salto rápido a partir de reuniões virtuais para realmente reunião."
Sobre os aplicativos, que utilizam tecnologia de localização do smartphone, os usuários publicar um perfil simples e, em seguida, transmitir a sua disponibilidade, ou digitalizar uma lista de outros que o fizeram.
Eles podem imediatamente trocar mensagens e, se houver interesse mútuo, decidir onde se encontram.
Alguns dos aplicativos são stand-alone, enquanto outros são novos recursos do estabelecidos sites de namoro, há menos de uma dúzia até agora, incluindo Blendr, Locals OkCupid e HowAboutWe. Eles tendem a ser livre, ganhar dinheiro com a venda de anúncios ou cobrar por funcionalidades extra.
Locals OkCupid é parte do OkCupid, maior site de namoro, que diz que um décimo de seus 2,5 milhões de membros ativos usar os recursos de localização no aplicativo móvel. HowAboutWe começou um pouco mais de um ano atrás, como um site onde as pessoas colocam sugestões de datas que eles gostariam de ter. (Uma idéia recente: "Que tal a gente ir em uma excursão queque de Manhattan")
Ele lançou um aplicativo para iPhone com funcionalidades de localização em junho. Desde então, diz a empresa, mais de 100.000 datas foram publicadas através do aplicativo, ou cerca de 30 por cento do total datas já postado no serviço.
O pioneiro entre esses serviços é Grindr, que é voltado para homens gays e assinou até 2,6 milhões de membros no ano e meio que tem sido no negócio. No final do Verão os seus criadores lançado Blendr, destinado a um público mais amplo. Os criadores do Grindr e Blendr promover os aplicativos como maneiras de fazer novos amigos ou conhecer pessoas com interesses semelhantes, mas Grindr promove namoro como um dos seus principais usos.
Grindr ganhou uma reputação racy em parte porque ele possui apenas uma imagem de perfil do usuário, sua localização e uma breve descrição. Os serviços mais recentes tentar evitar este problema, permitindo aos usuários dar mais informações sobre si mesmos. Eles também tentam responder às preocupações de segurança que podem impedir apelo popular por permitir que os usuários exercem controles, tais como definir filtros em que podem ver seu perfil, ocultando seu paradeiro exato e folhear datas em perspectiva, sem revelar onde estão.
Wang disse que era fácil para eliminar os indesejáveis com uma troca de mensagens. Ela disse que os homens que ela tinha conhecido através do aplicativo Locals OkCupid eram do mesmo calibre como aqueles que tinha conhecido através de sites de namoro online. "Traumatizante Nada aconteceu de ambos", disse ela.
Tom Critchlow, 28, um comerciante online que vive em Nova York e é um usuário freqüente de Moradores OkCupid, disse que o lado negativo foi que "é tão imediata, que pode dar a conotação fora que as pessoas só querem reunir-se para o sexo", algo que ele encontrou inquietante. Se o serviço tiver sucesso, ele acrescentou, "eles têm de contornar isso, porque ele pode sair tão assustador."
Ele disse que enquanto ele teve reunião sucesso mulheres amigáveis através do aplicativo para uma bebida ou jantar, ainda era difícil de abalar a noção de que havia algo de sórdido sobre a digitalização de fotos de perfil classificado de acordo com quem está mais próximo.
Mais velhos sites de namoro como Match.com e eHarmony ver oportunidade no jogo locais de datas. Match.com comprou OkCupid em fevereiro, e eHarmony lançou um serviço chamado em agosto jazzed com um aplicativo de localização consciente móvel. Ela diz que aplicativo foi baixado mais de 250.000 vezes desde então.
Ainda assim, o Match.com diz que não tem planos para adicionar recursos de localização para o seu serviço principal, que tenta ajudar as pessoas a encontrar parceiros de longo prazo.
"As pessoas em seus 20s e 30s data muito diferente", disse Mandy Ginsberg, presidente do site. "A média de idade de nossos usuários é de 30s atrasado e 40s, e 50 por cento foram casados antes ou ter filhos. Portanto, não surgiu nas solicitações. "
Michael Bolognino, 32 anos, que vive em San Francisco e trabalha em marketing, disse que tinha encontrado a sua parte de pessoas à procura de ação e nada mais em Grindr e OkCupid.
Mesmo assim, ele conseguiu cumprir o seu atual namorado de dois meses usando Locals OkCupid - e do anterior, a quem ele namorou durante um ano, em Grindr. Ele diz que o baixo nível de compromisso envolvido com estes serviços é realmente um bônus.
"De certa forma, parece menos arriscado, porque você está apenas de encontro para a interação rápida e obter uma vibração", disse ele.
Navegadores freqüentes sobre esses serviços dizem que há outras desvantagens de se utilizar a proximidade como um fator na busca de namoro.
"Quando estou em casa e verificar que, os mesmos cinco caras sempre aparecem", disse Shana Hensley, 29 anos, que mora em Denver e trabalha como fotógrafo de casamento e em uma loja da Apple.
Mas, para a Sra. Hensley, conveniência supera o rasa piscina de solteiros.
"O tempo é um fator enorme", disse ela. "Eu posso verificá-lo na hora do almoço ou montando o centro ferroviário luz e ver se há alguém livre para tomar uma bebida depois do trabalho."
Michael I. Norton, professor da Harvard Business School que estuda como as pessoas interagem on-line, disse que as pessoas que sempre olhou para o amor nas proximidades. Por exemplo, ele disse, "Nós vamos para os mesmos concertos e livrarias na esperança de encontrar alguém que gosta da nossa banda favorita ou autor."
"Para as pessoas mais velhas", continuou ele, "estes serviços se sentir mais intrusivos, mas as pessoas mais jovens são usados para a web. Em algum momento, esse tipo de interação pode se tornar o padrão. "