As mulheres são muito mais seletivas do que os homens quando se trata de romance. Isto é bem conhecido, mas a razão para essa diferença de gênero não é clara. Psicólogos evolucionistas acho que é porque nos tempos pré-históricos "namoro" era muito mais arriscado para as mulheres. Homens que fizeram uma escolha imprudente na versão antiga de um bar para solteiros simplesmente teve uma noite ruim. Mulheres que escolheram imprudente pode acabar enfrentando anos de maternidade sem a ajuda crítica que um parceiro estável teria fornecido.
Isso é menos verdade, hoje, as mulheres continuam ainda muito mais seletiva. Essa diferença é um vestígio da nossa ancestralidade mais cedo? Ou pode ser totalmente alheios ao risco reprodutivo, o resultado de algo mais moderno e mundano? Um casal de psicólogos da Universidade Northwestern, Eli J. Finkel e Paul W. Eastwick, decidiu explorar esta questão em um laboratório inusitado: a vida real speed-dating evento.
Pessoas em Movimento
Para os não iniciados, o speed dating é uma forma cada vez mais popular para homens e mulheres para conhecer e encontrar parceiros em potencial. Os participantes freqüentam um evento patrocinado e ir em uma série de muito breve "datas", cerca de quatro minutos cada. Normalmente as mulheres sentam espalhadas em torno de um quarto, e os homens fazem as rondas. Depois, homens e mulheres indicam que o promotor se eles estariam interessados em ver qualquer um dos outros novamente. Se dois 'match sins' em cima, eles recebem números de telefone e é isso. Eles estão por conta própria.
Os homens dizem 'sim' as mulheres muito mais. Isso é esperado, mas Finkel e Eastwick tinha uma nova teoria sobre o motivo. Talvez poderia ser explicado pela simples convenção dos homens de pé e se aproximando e mulheres sentados passivamente. Tem havido uma série de trabalhos recentes sobre a influência mútua entre corpo e mente, como nós incorporamos nossos pensamentos e emoções. Por exemplo, os movimentos do corpo podem subconscientemente influenciar as atitudes das pessoas em direção a uma outra raça. Em um estudo de 2007 na Universidade de York, no Canadá psicólogos descobriram que os participantes não-negros que foram treinados para puxar um joystick na direção deles quando viram a imagem de uma pessoa negra, posteriormente tinham menos implícita (inconsciente) preconceitos contra os negros do que as pessoas que foram treinados para pressionar o joystick fora ou para a esquerda ou direita. Puxando o joystick foi semelhante, em um sentido psicológico, para aproximar as pessoas nas fotos e quando as pessoas se aproximam de alguém, seus sentimentos sobre a pessoa tende a se aquecer.
Finkel e Eastwick especularam que em speed dating, fisicamente se aproximar de alguém pode ser suficiente para tornar a data mais atraente potencial romântico e assim, porque os homens geralmente abordagem das mulheres em tais eventos, para tornar os homens menos exigente em geral.
Eles testaram esta hipótese em uma série de 15 heterossexuais speed-dating eventos, envolvendo 350 homens e mulheres jovens. Cada participante passou a cerca de 12 datas, mas os pesquisadores mudaram as regras: em sete dos eventos, as mulheres se aproximou do homem, tão global de ambos os sexos aproximou-se quase igualmente. Depois de cada data, os participantes avaliaram seus parceiros de conveniência romântico e química romântica. Eles também classificaram a seu próprio senso de auto-confiança na data. Depois de todas as datas foram mais breve, eles decidiram thumbs up ou thumbs down para cada candidato.
Olá, Eu te amo
Os resultados foram uma pontuação. Conforme relatado em outubro de 2009 da Psychological Science, a diferença de gênero conhecido desapareceu quando os homens e as mulheres assumiram papéis mais igualitários, quando as mulheres fazem as rondas e os homens sentados, ambos os sexos foram igualmente exigente. Esta conclusão não é uma completa inversão da velha regra, no entanto, os homens sentados não foram seletivas do que as mulheres de viajar, o caminho sentado mulheres são seletivas do que os homens na configuração tradicional speed-dating. Isto sugere que as tendências antigas ainda existem, mas pode ser menos influente do que se pensava anteriormente, pois eles também são reforçadas por normas sociais arbitrárias, tais como a convenção de que os homens costumam abordar as mulheres, quando existe um potencial para o romance.
Além do mais, pedindo aos participantes para avaliar sua auto-confiança, os investigadores forneceram uma visão mais aprofundada do que especificamente sobre a instalação de speed-dating levou homens e mulheres a ser mais seletiva, quando estavam sentados. Os investigadores estavam imaginando se o ato de sentar e ser abordado por uma longa seqüência de membros do sexo oposto fez as pessoas se sentem especialmente desejável e, portanto, justificadamente choosier. Mas eles descobriram que aqueles que mostraram rodado mais auto-confiança do que os que estavam sentados, nixing a idéia de que a percepção dos assistentes de estar na grande demanda estava dirigindo sua seletividade relativa. Em vez simplesmente de pé e estar em movimento impulsionado senso de ambos os sexos "de confiança, que por sua vez, aumentaram a sua atração romântica para as pessoas se aproximavam.
Não velocidade atualizado o nosso caminho através da vida real, é claro, mas há todos os tipos de convenções sociais baseadas no sexo, e esses sentimentos presumivelmente forma romântica e ações. Tendo os homens se comportam mais como as mulheres e mais mulheres como os homens parece estreito, pelo menos, essa lacuna existente entre os sexos.